
(Foto: Agência Brasil)
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) firmou uma parceria com os Correios para ampliar o acesso dos aposentados e pensionistas ao serviço de contestação de descontos indevidos nos benefícios previdenciários. A nova modalidade de atendimento presencial já está disponível em 189 agências dos Correios na Paraíba, com foco em pessoas que enfrentam dificuldades para utilizar os canais digitais, como o aplicativo Meu INSS ou a Central 135.
Em João Pessoa, capital paraibana, foram habilitadas quatro agências. As cidades de Cabedelo, Campina Grande e Conde aparecem na sequência, com duas unidades cada. A lista completa de agências participantes está disponível no site oficial do INSS.
“Queremos alcançar justamente quem mais precisa: pessoas que não conseguiram resolver as situações pelo aplicativo ou pelo telefone 135”, afirmou o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior.
Nas agências dos Correios, os beneficiários podem:
- Verificar se houve descontos em seus benefícios;
- Contestar descontos não autorizados;
- Confirmar se um desconto foi de fato autorizado;
- Acompanhar o andamento da contestação (resultado em até 15 dias úteis);
- Analisar documentos enviados por associações;
- Receber protocolo de atendimento com orientações para continuar o processo pela Central 135 ou pelo aplicativo Meu INSS.
Alerta de golpes
O INSS reforça que nenhum funcionário do instituto ou dos Correios está autorizado a realizar atendimentos domiciliares relacionados a esse serviço. O atendimento é realizado exclusivamente pelos canais oficiais: aplicativo Meu INSS, site do INSS, Central 135 e, agora, nas agências físicas dos Correios.
A iniciativa busca oferecer mais acessibilidade e segurança aos beneficiários, especialmente os mais vulneráveis ou com limitações no uso de tecnologia.
Compartilhe: