
Foto: Divulgação/Internet
Na véspera de São João, celebrada nesta segunda-feira (23), a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura de João Pessoa reforçou a proibição de fogueiras em frente às residências. A medida tem como objetivo evitar o agravamento de doenças respiratórias, além de reduzir o risco de queimadas e acidentes urbanos, que se intensificam durante o período junino.
De acordo com a Semam, a fumaça das fogueiras contém partículas tóxicas que, ao serem inaladas, afetam principalmente crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas como asma, bronquite e enfisema pulmonar.
A recomendação é para que, caso haja fogueira, ela seja feita em áreas amplas e autorizadas, como ruas ou praças dos bairros, longe de vegetação, imóveis e fiação elétrica.
“A fogueira é um símbolo do São João, mas é necessário preservar a saúde coletiva e prevenir acidentes. A recomendação é clara: não acender fogueiras na porta de casa, especialmente nesta noite de maior movimentação e concentração de fumaça”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira.
Além da questão da saúde, a Semam alerta que o uso inadequado do fogo contribui para queimadas urbanas e acidentes domésticos, especialmente envolvendo crianças e idosos.
📲 Denúncias sobre fogueiras irregulares podem ser feitas pelo WhatsApp da Semam: (83) 3218-9208. O canal aceita vídeos, fotos e localização, com sigilo garantido ao denunciante.
Compartilhe: