
(Foto: Divulgação)
A Expo Favela Innovation 2025 foi aberta nesta sexta-feira (4) em Paris, levando ao palco internacional dois projetos de destaque criados na Paraíba: o Shopping Rural, da empreendedora Maria das Neves, do município do Conde, e a marca Casa do Axé, idealizada por Érika Santos, de João Pessoa.
Realizada no Teatro de la Concorde, a feira integra a temporada cultural França-Brasil e conecta empreendedores de favelas e comunidades periféricas com investidores, artistas e instituições internacionais. Esta é a segunda edição do evento na França, promovido pela Central Única das Favelas (CUFA).
As representantes paraibanas apresentaram projetos voltados à sustentabilidade, identidade cultural e empreendedorismo social em contextos de vulnerabilidade.
Maria das Neves compartilhou a trajetória do Shopping Rural, criado a partir de um investimento inicial de apenas R$ 50, com produção de doces por duas mulheres pretas e analfabetas. “Hoje temos o primeiro shopping rural do mundo. Estar em Paris é uma oportunidade única para mostrar o que podemos construir com determinação e coragem”, declarou.
Já Érika Santos levou à capital francesa a Casa do Axé, marca de moda afro voltada a pessoas de terreiro e simpatizantes da cultura afro-brasileira. “É um marco na minha trajetória poder apresentar o meu trabalho na capital da moda, ao lado de expositores de diversos países. Ultrapassar as fronteiras do Brasil é uma conquista para todas as mulheres da periferia que resistem e criam”, afirmou.
Para a presidente da CUFA no Brasil, Kalyne Lima, a participação paraibana representa mais que visibilidade: “É um reconhecimento do potencial que nasce nas comunidades e que agora ganha projeção global”.
Com entrada gratuita, a Expo Favela em Paris segue até este sábado (5), com debates, oficinas, exposições, música e cinema. O evento será encerrado com uma apresentação do Amaro Freitas Trio, também no teatro da Place de la Concorde.
Compartilhe: