(Foto: Reprodução/ princesa.pb.gov.br)
Um homem identificado como Étipo Jonas Barbosa Pereira foi condenado a 18 anos e 8 meses de prisão pelo crime de tentativa de feminicídio contra a ex-companheira. A decisão foi proferida na última sexta-feira (26), pelo Tribunal do Júri de Princesa Isabel, no Sertão da Paraíba.
De acordo com o Ministério Público da Paraíba (MPPB), os jurados reconheceram que o crime foi praticado por motivo fútil, sem chance de defesa da vítima, e motivado pelo fato de ela ser mulher.
O crime ocorreu em 6 de janeiro de 2023, na cidade de Manaíra, também no Sertão. Na época, a vítima havia terminado um relacionamento de dez meses com o acusado. Conforme o Boletim de Ocorrência, Étipo tentou forçar beijos e abraços na ex-namorada e, diante da recusa, passou a persegui-la armado com uma faca.
Um rapaz que presenciou a cena conseguiu impedir a agressão, mas, pouco depois, o acusado retornou em uma motocicleta em alta velocidade e atingiu a mulher pelas costas. Ela ficou gravemente ferida e precisou ser transferida para um hospital em Campina Grande. O agressor também se machucou, chegou a ser atendido em Pernambuco e fugiu em seguida.
A Justiça determinou que o réu cumpra a pena em regime fechado na Cadeia Pública de Princesa Isabel, com possibilidade de transferência para outra unidade prisional. Um mandado de prisão já foi expedido.
O promotor de Justiça Ernani Lucas Menezes, que acompanhou o julgamento, destacou que a pena foi agravada porque o réu já havia sido condenado anteriormente por agredir a mesma vítima.
“A condenação é importante, mas muitas mulheres continuam presas em um ciclo de violência. É preciso fortalecer a rede de apoio e garantir atendimento especializado para que elas consigam se libertar e reconstruir suas vidas”, afirmou.
Como denunciar
Casos de violência contra a mulher podem ser denunciados por diferentes canais:
- 190 (Polícia Militar) – em situações de emergência;
- 197 (Polícia Civil) – para denúncias;
- 180 (Central de Atendimento à Mulher) – canal nacional de denúncia;
- Delegacias da Mulher (Deam) em todas as regiões da Paraíba, além do plantão 24h da Deam Sul de João Pessoa, na Central de Polícia;
- Delegacia Online: www.delegaciaonline.pb.gov.br;
- WhatsApp: pelo número (61) 9610-0180 ou pelo link wa.me/556196100180?text=oi.
Compartilhe:
