(Foto: Divulgação)
A Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca da Paraíba (Sedap-PB) iniciou, nesta quinta-feira (9), a distribuição de cerca de 1,5 milhão de alevinos em mais de 15 municípios do estado. A ação faz parte do Programa de Expansão e Desenvolvimento da Aquicultura em Águas Interiores da Paraíba, conhecido como Programa de Piscicultura, que visa fortalecer a produção de pescado, gerar alimento e ampliar a renda de famílias de produtores rurais.
Os alevinos são produzidos na Estação de Piscicultura de Itaporanga e em unidades do programa localizadas em Patos e Riachão de Araruna. As primeiras entregas ocorreram nesta quinta-feira (9) e continuam na sexta-feira (10). No primeiro dia, os municípios de Solânea e Borborema receberam 100 mil alevinos cada, ficando responsáveis pela distribuição aos produtores locais. Em João Pessoa, o Departamento de Sistema e Ecologia da Paraíba, vinculado ao Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da UFPB, recebeu 5 mil alevinos para fins de pesquisa.
Na sexta-feira (10), as entregas seguem em Mari (50 mil alevinos, às 7h), Cruz do Espírito Santo (100 mil, às 10h), Ingá (100 mil, às 14h) e Massaranduba (50 mil, às 16h).
Ao longo de outubro, novas etapas do programa estão previstas. Entre as ações, destaca-se a entrega de 100 mil alevinos durante a 2ª Expo Cajazeiras, entre os dias 16 e 18, além de repasses para São João do Rio do Peixe, Poço José de Moura, Santa Helena, Conceição e Serra Grande. Outras distribuições incluem 50 mil alevinos para Mari, 150 mil para Belém do Brejo do Cruz e 200 mil para São José do Brejo do Cruz.
A maior parte dos peixes produzidos pelo Programa de Piscicultura é da espécie tilápia, mas também há o cultivo de carpa, tambaqui e tambatinga, todos produzidos na Estação de Itaporanga.
Compartilhe:
