Imagem: Arquivo/Secom
A Prefeitura de João Pessoa finalizou o recadastramento de mais de 80% dos túmulos localizados nos cinco cemitérios sob administração municipal. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), teve como objetivo atualizar e regularizar informações sobre sepulturas, jazigos, ossuários e mausoléus, promovendo maior controle e organização desses espaços.
De acordo com a Sedurb, 11.796 pessoas realizaram o procedimento, resultando na regularização de 9.988 túmulos. A ação contemplou os cemitérios Senhor da Boa Sentença (Varadouro), Santa Catarina (Bairro dos Estados), Nossa Senhora da Penha (Penha), Cristo Redentor (Cristo) e São José (Cruz das Armas).
O recadastramento teve início em 11 de agosto, conforme edital publicado no Diário Oficial do Município (Edição nº 0829), e foi prorrogado até 15 de outubro após a publicação de um termo aditivo. Segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano, Marmuthe Cavalcanti, o resultado foi considerado acima das expectativas.
“O recadastramento foi um sucesso. A população atendeu ao chamado e conseguimos um resultado acima do esperado, apesar de algumas dificuldades naturais em um processo dessa dimensão”, destacou o secretário.
Próximas etapas
Com a conclusão do recadastramento, a Sedurb dará início ao mapeamento aéreo dos cemitérios, utilizando tecnologia de geolocalização para identificar quadras, lotes e alamedas, além de catalogar túmulos e ossuários abandonados.
Emissão de boletos
Os boletos referentes às taxas de manutenção e vigilância — no valor de R$ 92 — serão emitidos pela Comissão Organizadora até 20 de dezembro e enviados aos e-mails cadastrados pelos contribuintes.
Quem possuir boletos vencidos deve procurar a Divisão de Cemitérios (Dicem), localizada na Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf), na Avenida Hilton Souto Maior, nº 1.112, bairro José Américo. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.
Manutenção e segurança
Durante o processo, equipes da Sedurb também realizaram vistorias estruturais e elaboraram relatórios sobre as condições físicas dos cemitérios. A partir desse diagnóstico, a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) foi acionada para desenvolver um plano de reforma e manutenção das áreas comuns.
Além disso, foi solicitado à Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania a instalação de novas câmeras com reconhecimento facial, com o objetivo de reforçar a segurança e reduzir atos de vandalismo.
Percentual de recadastramento por cemitério
- Senhor da Boa Sentença: 42% (4.954 espaços)
- Cristo Redentor: 21% (2.477 espaços)
- São José: 20% (2.359 espaços)
- Santa Catarina: 16% (1.887 espaços)
- Nossa Senhora da Penha: 1% (117 espaços)
Compartilhe:
