Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
O Ministério da Educação (MEC) anunciou uma mudança significativa no processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A partir da edição de 2026, os candidatos poderão utilizar as notas obtidas em qualquer uma das três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) — 2023, 2024 ou 2025 — para se inscrever e concorrer a vagas em instituições públicas de ensino superior.
A novidade está prevista no Edital nº 22/2025, publicado no Diário Oficial da União em 20 de outubro, e também disponível na página oficial do Sisu.
Segundo o MEC, para fins de classificação, será considerada a melhor média ponderada obtida pelo candidato entre as três edições, conforme os pesos definidos por cada curso. O uso das notas será permitido apenas para participantes que não tenham se inscrito como treineiros — estudantes que ainda não concluíram o ensino médio.
A medida é inédita e foi incluída no edital de adesão das instituições de ensino superior ao Sisu 2026, cujo período ocorre de 27 de outubro a 28 de novembro, por meio da plataforma Sisu Gestão.
Para aderir, as instituições precisam ter concluído a ocupação das vagas referentes à última edição do processo seletivo de que participaram. Durante o período de adesão, será possível reabrir e alterar o termo previamente assinado, caso haja necessidade.
Compartilhe:
