(Foto: Reprodução)
O traficante paraibano Damião Barbosa, de 50 anos, apontado como integrante da alta cúpula do Comando Vermelho na Paraíba, foi preso nesta terça-feira (28) durante uma megaoperação das polícias Civil e Militar no Rio de Janeiro.
De acordo com informações da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco), Barbosa estava foragido e se escondia em comunidades do estado fluminense. Ele seria uma pessoa próxima ao líder da facção criminosa na Paraíba. A Polícia Civil paraibana já havia identificado sua presença no Rio por meio de levantamentos de inteligência.
Natural do Brejo paraibano, Damião Barbosa tinha sua principal área de atuação no município de Araçagi e possuía dois mandados de prisão em aberto. O primeiro, expedido pela comarca de Sapé, é referente a condenações por tráfico e associação para o tráfico, com pena de 5 anos e 6 meses em regime fechado. O segundo, da comarca de João Pessoa, inclui também o crime de roubo qualificado, totalizando 30 anos de reclusão.
Até o momento, não há definição sobre uma possível transferência do preso para um presídio na Paraíba.
Megaoperação no Rio de Janeiro
A prisão ocorreu durante a Operação Contenção, deflagrada nessa terça-feira (28), considerada a maior ação de segurança pública do Rio de Janeiro nos últimos 15 anos. Segundo dados atualizados pelo secretário de Polícia Civil, Felipe Curi, a operação resultou em 119 mortes, sendo 115 civis e quatro policiais.
Além disso, as forças de segurança prenderam 113 pessoas, entre elas 33 suspeitos de outros estados, e apreenderam dez adolescentes, que foram encaminhados a unidades socioeducativas. A operação mobilizou 2,5 mil policiais em diversas comunidades da capital e da Baixada Fluminense.
Compartilhe:
