(Foto: Dui Borges)
A edição de 2025 da Festa da Penha reuniu quase 500 mil devotos nas ruas de João Pessoa, na noite do último sábado (29), durante a tradicional Romaria da Penha, uma das maiores manifestações religiosas da Paraíba. O percurso de 14 quilômetros teve início na Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, no bairro de Jaguaribe.
A caminhada começou após a concentração das 22h, seguindo pela Avenida João Machado, Avenida Dom Pedro II, Via Expressa Padre Zé (UFPB), principal dos Bancários, Rua Santa Bárbara e Avenida Hilton Souto Maior, até o Santuário de Nossa Senhora da Penha, onde os romeiros receberam as celebrações finais.
Considerada a maior festa religiosa do estado, a Romaria mantém uma tradição de 262 edições, somando mais de dois séculos de história. Assim como nos anos anteriores, o evento incluiu ainda os Romeirinhos, realizado no sábado anterior (22), com um percurso de 5 km voltado para crianças, jovens e famílias.
Para garantir a organização do trânsito, uma operação com 120 agentes de mobilidade orientou pedestres e motoristas, realizando bloqueios, desvios e rotas alternativas ao longo de todo o trajeto.
Tradição secular
A devoção a Nossa Senhora da Penha remonta a 1763, quando o português Sílvio Siqueira fez uma promessa durante uma forte tempestade no litoral paraibano. Após obter a graça e conseguir atracar com segurança, ele construiu uma capela no local onde desembarcou — a antiga Praia de Aratú, hoje conhecida como Praia da Penha.
A Romaria sempre acontece no quinto fim de semana que antecede o Natal, marcando, para os católicos, o encerramento do ano litúrgico. Milhares de fiéis partem da Igreja de Nossa Senhora de Lourdes e seguem os 14 km até o Santuário, em um gesto de fé, agradecimento e renovação espiritual.
Compartilhe:
