(Foto: Divulgação / Assessoria / Polícia Federal)
A Polícia Federal (PF) apreendeu cerca de R$ 400 mil em espécie na residência do deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), alvo de mandado de busca e apreensão cumprido nesta sexta-feira (19), durante a Operação Galho Fraco.
De acordo com a PF, a ação tem como objetivo aprofundar as investigações sobre desvio de recursos públicos provenientes das cotas parlamentares. Além de Sóstenes Cavalcante, o deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ) também foi alvo de mandado de busca e apreensão.
Apuração da reportagem do Grupo Bandeirantes aponta que os parlamentares são suspeitos de utilizar verbas da cota parlamentar para pagar empresas de fachada, incluindo locadoras de veículos, como forma de ocultar a destinação real dos recursos.
No total, a Operação Galho Fraco cumpre sete mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em endereços localizados no Distrito Federal e no Rio de Janeiro.
Segundo as investigações, agentes políticos, servidores comissionados e particulares teriam atuado de maneira coordenada para o desvio e posterior ocultação de verbas públicas. A operação é um desdobramento de ação deflagrada em dezembro de 2024 e apura os crimes de peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
Compartilhe:
