
(Foto: Arquivo/Secom)
Com a chegada dos festejos juninos, também aumentam os riscos de acidentes com fogos de artifício e fogueiras. Em 2024, o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, atendeu 131 pessoas vítimas de queimaduras apenas durante o período de São João.
Para curtir as celebrações com segurança, é essencial adotar cuidados preventivos e saber como agir em caso de acidentes.
✅ Dicas para evitar acidentes com fogos e fogueiras
- Compre fogos apenas em locais autorizados e credenciados;
- Não armazene grande quantidade de fogos em um único lugar;
- Nunca segure rojões diretamente com a mão: use suportes com varetas já usadas ou lançadores apropriados, mantendo pelo menos 60 cm de distância da mão e do rosto;
- Jamais aponte os fogos na direção de pessoas ou locais movimentados;
- Mantenha distância de postes e fios elétricos;
- Evite o uso de fogos ou proximidade com fogueiras caso esteja sob efeito de álcool.
🚨 O que fazer em caso de queimaduras?
Em situações de queimadura, acione o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pelo número 192. A equipe está preparada para prestar os primeiros socorros e encaminhar a vítima ao hospital mais próximo, se necessário.
Em João Pessoa, o hospital de referência para esse tipo de atendimento é o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, pertencente à rede estadual de saúde.
🎯 Festeje com responsabilidade
A tradição junina faz parte da identidade cultural nordestina, mas o uso indevido de fogos e o descuido com fogueiras podem transformar alegria em tragédia. A prevenção ainda é o melhor remédio.
Compartilhe: