
Imagem: Antônio Zago / Reprodução / Instagram
O Botafogo-PB apresentou na tarde desta sexta-feira (11) o novo técnico da equipe, Antônio Carlos Zago, em coletiva no CT da Maravilha do Contorno, em João Pessoa. Apesar de já ter comandado o primeiro treino, Zago não estará à beira do gramado na estreia do time na Série C do Campeonato Brasileiro, neste sábado (12) contra o Confiança, porque ainda não teve o nome publicado no BID da CBF.
Primeiras palavras como comandante do Belo
Antes da coletiva, Zago realizou seu primeiro trabalho com o elenco, conversando com os jogadores sobre sua filosofia de jogo e reforçando a meta do clube para a temporada: o acesso à Série B.
“O projeto que tem por trás do Botafogo-PB hoje me motivou. Já trabalhei no Nordeste, no Fortaleza, e quem está por trás aqui tem esse mesmo intuito de crescer. Eu e o Gallo (executivo de futebol) nos conhecemos há muito tempo. Temos tudo para fazer uma parceria de sucesso e sonhar com a Série B.”
Experiência e expectativas
Zago já viveu experiências distintas na Série C. Com o Juventude, o acesso era esperado. Com o Fortaleza, surpreendeu com um elenco desacreditado. Ele espera repetir a fórmula do sucesso em João Pessoa.
“Com o Fortaleza, diziam que era o pior elenco dos últimos oito anos. E conseguimos o acesso. Espero que possamos fazer isso aqui também.”
Avaliação do elenco
Segundo o treinador, o elenco do Botafogo-PB tem qualidade e profundidade para buscar o acesso, mas o segredo será a regularidade.
“É um elenco bom, com remanescentes do ano passado. Precisamos trabalhar muito, buscar regularidade e estar focados para o quadrangular final.”
Pressão e estrutura
Zago reconheceu a pressão da torcida, mas valorizou o atual momento do clube:
“Vejo um Botafogo-PB diferente dos últimos anos. Hoje não há salários atrasados, há estrutura, há organização. Isso é uma motivação a mais para os jogadores.”
Ele também falou sobre a estrutura do clube, elogiando o que viu:
“Está dentro da minha expectativa. Se eu te contar como estava o Fortaleza quando cheguei lá, ninguém acredita. É possível transformar, sim.”
Passagem pela Bolívia e estreia adiada
Sobre o fim de sua passagem pelo futebol boliviano, Zago disse estar com a situação resolvida:
“Foram três anos e meio na Bolívia, sempre bem tratado. A rescisão está nas mãos dos advogados. A conversa foi boa e estou livre para trabalhar aqui.”
Enfrentar o Flamengo: “Tem que sonhar”
Zago comentou sobre o confronto do Botafogo-PB contra o Flamengo, pela Copa do Brasil:
“É uma grande oportunidade. Tem que sonhar e se preparar para ganhar. Vai ser um evento importante para o clube e para toda a Paraíba.”
Estilo de jogo
Zago afirmou que gosta de futebol equilibrado e bonito, e vê possibilidade de variações táticas:
“Temos jogadores para atuar com três zagueiros. Gosto de um futebol bonito, mas o mais importante é a equipe ser equilibrada e regular. Temos que aproveitar cada rodada para construir esse acesso.”
Compartilhe: