Foto: Divulgação/PMJP
A Biblioteca da Paz, localizada na Praça da Paz, no bairro dos Bancários, em João Pessoa, está temporariamente fechada para a realização de obras de modernização que visam ampliar e qualificar os serviços oferecidos à população. O equipamento educativo-cultural é gerido pela Secretaria de Educação e Cultura (Sedec).
Entre as intervenções previstas estão a instalação de novos computadores, a aquisição de mobiliário, a implantação de rede wi-fi gratuita, além do processamento técnico e preparo físico de novos livros que passarão a integrar o acervo. A equipe da biblioteca também participa de reuniões de planejamento e capacitações, com foco na melhoria do atendimento aos usuários.
De acordo com a diretora da Biblioteca da Paz, professora Tereza Carvalho, as melhorias têm como principal objetivo oferecer uma experiência mais qualificada à comunidade. A expectativa é de que o espaço seja reaberto em breve, com mais conforto e recursos tecnológicos.
“Estamos numa demanda grande e valiosa, recebendo livros novos e muitas doações. A biblioteca vai reabrir mais bonita, mais aconchegante, com mais conforto, tecnologia e novos bons livros”, afirmou.
A Biblioteca da Paz, anteriormente chamada Biblioteca Indústria do Conhecimento, foi reinaugurada em julho de 2021, após reforma e atualização do acervo, mantendo o foco em leitura, cultura, estudo, pesquisa e lazer. Fundada em 9 de maio de 2008 pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), a unidade passou posteriormente à administração municipal e mantém parcerias com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e escolas da rede pública.
Com quase 18 anos de história, o espaço deve reabrir ainda mais estruturado, consolidando-se como referência de conhecimento e convivência na Zona Sul da capital paraibana.
Atualmente, o acervo conta com quase 6 mil títulos, incluindo literatura infantil e infantojuvenil, cordel, obras da literatura brasileira e produções de autores paraibanos, como Ariano Suassuna, Augusto dos Anjos, Domingos de Azevedo e José Lins do Rego. A biblioteca também recebe doações, que passam por seleção criteriosa. Os exemplares duplicados são destinados a escolas da Rede Municipal de Ensino, ampliando o acesso aos livros.
Compartilhe:
