
(Foto: Franco Origlia/Getty Images)
O conclave do Vaticano escolheu nesta quinta-feira (8) o novo Papa da Igreja Católica: o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, que adotará o nome de Leão XIV. A eleição foi confirmada após a terceira votação do dia, encerrando o conclave iniciado na quarta-feira (7), com a participação de 133 cardeais eleitores de todo o mundo.
Leão XIV se torna o 267º pontífice da Igreja Católica, sucedendo o Papa Francisco, falecido no último dia 21 de abril. O novo Papa liderará mais de 1,4 bilhão de católicos em todo o mundo.
Primeiras missões e desafios
Entre as primeiras atribuições do novo Papa está a nomeação dos colaboradores diretos e dos líderes dos Dicastérios da Cúria Romana, órgão que compõe o governo central da Igreja. Além disso, Leão XIV terá que lidar com uma agenda já cheia, incluindo eventos religiosos e decisões que marcarão sua condução do papado.
Um dos compromissos mais urgentes é decidir se manterá a viagem à Turquia prevista por seu antecessor para o aniversário do Concílio de Niceia, evento ecumênico de grande importância. O convite havia sido aceito por Francisco, mas ele acabou desistindo da visita por questões de saúde.
Compartilhe: