
(Foto: Agência Câmara)
A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi presa nesta terça-feira (29) em Roma, na Itália, após ser incluída na lista vermelha da Interpol, o que a tornou procurada em 196 países. A informação foi confirmada pelo Ministério da Justiça do Brasil.
Zambelli foi localizada pelas autoridades italianas após denúncia do deputado ambientalista italiano Angelo Bonelli, que divulgou em sua conta na rede social X (antigo Twitter) que havia informado à polícia o endereço da parlamentar. “Carla Zambelli está em um apartamento em Roma. Forneci o endereço à polícia. Neste momento, a polícia está identificando Zambelli”, escreveu Bonelli.
A parlamentar havia fugido do Brasil dois meses após ser condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão. A pena se refere à sua participação na invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e à inserção de documentos falsos, crimes cometidos em 2023.
Antes de chegar à Itália, Zambelli teria passado pelos Estados Unidos. A prisão foi realizada por agentes da polícia italiana, que se dirigiram ao apartamento onde ela estava escondida.
Até o momento, não há data definida para o processo de extradição da parlamentar de volta ao Brasil.
A inclusão de Carla Zambelli na lista da Interpol e sua posterior prisão representam um desdobramento importante na resposta judicial às ações de parlamentares condenados por crimes cibernéticos e atentados contra a administração pública.
Compartilhe: