
Foto: lula Marques/Agência Brasil
O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, oficializou sua saída do cargo nesta sexta-feira (2), após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto, em Brasília. Em seu lugar, o governo nomeou o ex-deputado federal e atual secretário-executivo da pasta, Wolney Queiroz.
A mudança ocorre em meio à crise desencadeada por uma operação conjunta da Polícia Federal (PF) e da Controladoria-Geral da União (CGU), que investiga um esquema de descontos indevidos em benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Segundo a PF, cerca de R$ 6,3 bilhões foram movimentados por mensalidades associativas entre 2019 e 2024.
Em publicação nas redes sociais, Carlos Lupi ressaltou que não foi citado nas investigações e destacou seu apoio às apurações desde o início. “Tomo esta decisão com a certeza de que meu nome não foi citado em nenhum momento nas investigações em curso […] Espero que as investigações sigam seu curso natural, identifiquem os responsáveis e punam, com rigor, aqueles que usaram suas funções para prejudicar o povo trabalhador”, escreveu.
A exoneração de Lupi e a nomeação de Wolney Queiroz devem ser publicadas ainda hoje em edição extra do Diário Oficial da União (DOU). O ex-ministro também agradeceu aos mais de 20 mil servidores do INSS e da Previdência Social pelos serviços prestados durante sua gestão.
A crise no INSS já havia resultado na exoneração do então presidente da autarquia, Alessandro Stefanutto, e no afastamento de quatro dirigentes, além de um policial federal. Os descontos indevidos foram suspensos pelo INSS, e a Advocacia-Geral da União (AGU) iniciou articulação para recuperar os valores desviados.
Na última quinta-feira (30), durante pronunciamento pelo Dia do Trabalhador, o presidente Lula garantiu que os beneficiários prejudicados serão ressarcidos.
Enquanto isso, deputados da oposição protocolaram um pedido para criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) com o objetivo de investigar os sindicatos supostamente envolvidos no esquema.
Compartilhe: