
Foto: Divulgação
Uma parceria entre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de João Pessoa (Samu-JP) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) promete agilizar o atendimento a vítimas de acidentes durante o São João. A operação, que inclui um serviço aeromédico inédito na região, foi apresentada oficialmente neste sábado (21), na sede da PRF, no bairro do Cristo Redentor.
O prefeito Cícero Lucena conheceu de perto a estrutura da nova ação e destacou a importância da prevenção e da rapidez nos resgates:
“Iniciamos essa parceria com a PRF e, agora, com os bons resultados dessa iniciativa, estamos avançando também para o resgate aeromédico. A gente torce para que não ocorram sinistros graves, mas é essencial estar preparado”, afirmou.
Como vai funcionar o serviço?
- A regulação será feita pelo Samu-JP, através do número 192.
- A operação funcionará das 7h às 19h, durante 10 dias, abrangendo João Pessoa e toda a Região Metropolitana.
- A equipe médica já foi treinada para atuar a bordo da aeronave, que conta com estrutura completa de Unidade de Terapia Intensiva (UTI aérea).
- Em casos de maior gravidade, o médico regulador decidirá qual modal será mais eficaz: terrestre ou aéreo.
Segundo Lídia Holanda, coordenadora-geral do Samu-JP:
“O médico regulador vai analisar o tempo-resposta. Nem sempre o helicóptero será a primeira escolha, pois há uma logística envolvida. Tudo será definido de acordo com a situação da vítima.”
Resultados esperados e continuidade
O superintendente da PRF na Paraíba, Pedro Ivo, destacou os avanços que a atuação conjunta já proporcionou:
“Essa parceria trouxe resultados extraordinários e virou referência nacional. O serviço aeromédico, agora, reforça essa integração, principalmente durante o São João, quando o fluxo nas estradas aumenta consideravelmente.”
De acordo com o inspetor Roosevelt Barbosa, esta é apenas a fase inicial de um projeto que pode ganhar continuidade:
“A ideia é, no futuro, consolidar um acordo com a Prefeitura de João Pessoa para que o serviço de resgate aeromédico seja permanente, beneficiando toda a população.”
Compartilhe: