
Foto: Fábio Rodrigues Pozzebon/Agência Brasil
Uma pesquisa divulgada pelo Datafolha mostra que a maioria dos brasileiros reprova a atuação dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). De acordo com o levantamento, realizado nos dias 29 e 30 de julho, 36% dos entrevistados consideram o trabalho dos magistrados ruim ou péssimo.
Avaliação do STF
- 36%: ruim ou péssimo
- 29%: ótimo ou bom
- 31%: regular
- 4%: não souberam opinar
Além disso, 68% dos entrevistados acreditam que a Corte prioriza os próprios interesses, enquanto apenas 27% afirmam que os ministros pensam primeiro na população.
Impacto político
A pesquisa foi feita antes da prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), decretada pelo ministro Alexandre de Moraes. Após a decisão, apoiadores de Bolsonaro intensificaram críticas ao STF, acusando o tribunal de “minar a democracia” e pedindo o impeachment de Moraes. Deputados Luciano Zucco (PL-RS) e Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) também incentivaram a campanha “vingança não é justiça” nas redes sociais.
Entre os eleitores bolsonaristas:
- 81% reprovam o trabalho dos ministros
- 2% aprovam
Já entre os petistas:
- 59% aprovam
- 9% reprovam
Reprovação em alta
Em março de 2024, 28% dos brasileiros desaprovavam a atuação do STF, enquanto 29% avaliavam positivamente e 40% consideravam regular. Desde então, aumentaram os embates entre a Corte e figuras políticas, incluindo a cassação dos vistos americanos de oito ministros em retaliação ao processo contra Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado.
O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), atualmente autoexilado nos EUA, tem articulado essas sanções e pediu que o ministro Alexandre de Moraes seja incluído na Lei Global Magnitsky, o que bloquearia bens e acesso a serviços nos Estados Unidos.
Compartilhe: