
(Foto: Divulgação)
A Polícia Federal, por meio do Grupo de Polícia Aeroportuária (GPAER), prendeu em flagrante, nesta quarta-feira (18), dois passageiros durante uma fiscalização de rotina no Aeroporto Internacional Castro Pinto, na Grande João Pessoa. A abordagem foi realizada durante o desembarque de um voo proveniente do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.
Durante a inspeção das bagagens, os agentes encontraram medicamentos de origem estrangeira — especificamente Monjauro/Tirzepatida 15mg, substância usada no tratamento da diabetes tipo 2 — além de perfumes e smartphones. Nenhum dos produtos tinha documentação fiscal, prescrição médica ou autorização da Anvisa para importação ou comercialização.
Um dos presos é reincidente, tendo sido flagrado em abril deste ano, pela Receita Federal, no Aeroporto do Recife, transportando 638 canetas do mesmo medicamento.
Ambos os suspeitos foram conduzidos à Superintendência da Polícia Federal na Paraíba, onde foram autuados em flagrante pela Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários (DELEFAZ). Eles responderão por crime de contrabando, cuja pena pode chegar a 10 anos de reclusão.
A Polícia Federal alerta que a importação de medicamentos sem prescrição médica e sem autorização da Anvisa é proibida, configurando crime federal passível de prisão.
Compartilhe: