(Foto: PMJP)
A Feira da Agricultura Familiar de João Pessoa, iniciativa do programa ‘Eu Posso Semear’, divulgou a programação das edições especiais para o mês de dezembro. O projeto, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest), reforça a geração de renda de pequenos e médios produtores e leva alimentos agroecológicos a diversos bairros da capital.
As feiras ocorrerão em Portal do Sol, Bessa e Manaíra, com calendário estendido até 23 de dezembro por conta das festividades de fim de ano.
Geração de renda e permanência no campo
Criado em outubro de 2021, o programa ‘Eu Posso Semear’ apoia atualmente cerca de 350 produtores e criadores, a maioria mulheres. Para o diretor de Agricultura Familiar e Pesca da Sedest, o engenheiro agrônomo Adriano Flávio Vasconcelos, as feiras são essenciais para garantir trabalho e renda às famílias.
“Com as feiras conseguimos manter os produtores trabalhando em seus terrenos, evitando que abandonem o campo e sigam em busca de emprego nos centros urbanos. E o que era uma renda extra, hoje se transformou na principal fonte de renda da família”, destacou.
Os consumidores encontram uma variedade de produtos agroecológicos, como alface, couve, coentro, inhame, macaxeira, cenoura, tomate, banana, manga e outros alimentos cultivados sem agrotóxicos.
Novos locais e programação de dezembro
Em 2025, uma das novidades foi a instalação da feira dentro de um condomínio no Portal do Sol — o Bosque das Gameleiras — atendendo ao pedido de moradores por alimentos saudáveis e com preços acessíveis.
Já consolidada em bairros como Mangabeira e Altiplano, a feira deve manter continuidade e ampliar pontos de atendimento em 2026.
Programação da Feira da Agricultura Familiar — Dezembro/2025
Portal do Sol – Condomínio Bosque das Gameleiras
Dias: 2, 9, 16 e 23 (terças-feiras)
Horário: 5h às 11h
Parque Parahyba I – Bessa
Dias: 3, 10 e 17 (quartas-feiras)
Horário: 13h às 19h
Praça Chateaubriand Arnold – Manaíra (Praça da Rotam)
Dias: 5, 12 e 19 (sextas-feiras)
Horário: 5h às 12h
A feira segue como uma das principais ações de estímulo ao desenvolvimento rural sustentável e ao fortalecimento econômico das famílias agricultoras da capital.
Compartilhe:
