
Foto: Divulgação / /Secom-PR
O Governo Federal iniciou, nesta semana, o envio de mensagens informativas por meio do WhatsApp e da caixa postal do aplicativo Gov.BR para cidadãos que utilizam os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). A medida visa reforçar a importância da adesão contínua aos tratamentos médicos, especialmente os que envolvem medicamentos de uso regular.
O primeiro grupo a receber as notificações é composto por hipertensos que realizaram apenas três retiradas de medicamentos nos últimos 12 meses por meio do programa Farmácia Popular — iniciativa do Governo Federal que distribui gratuitamente medicamentos essenciais em farmácias credenciadas.
Nesta fase inicial, serão enviadas aproximadamente 270 mil mensagens, como parte de um teste de efetividade da comunicação. No total, cerca de 3,5 milhões de pessoas se enquadram no perfil mapeado.
As mensagens serão entregues por dois canais oficiais:
- WhatsApp, por um perfil com selo azul de verificação da Meta (garantia de autenticidade);
- Caixa postal do aplicativo Gov.BR, que pode ser acessada pelos usuários do sistema.
Além de reforçar o cuidado com a saúde, os cidadãos também serão consultados se desejam continuar recebendo informações do Ministério da Saúde. Futuramente, o cronograma inclui alertas sobre medicamentos para diabetes, campanhas de vacinação e agendamento de consultas com especialistas.
Segurança e privacidade
O Governo Federal destaca que não solicita dados sensíveis nem pagamentos por esses canais. Para garantir a autenticidade, os usuários devem verificar se a conta do WhatsApp exibe o selo azul de verificado e conferir se há correspondência nas mensagens do app Gov.BR ou banner informativo no site do Ministério da Saúde.
A ação busca melhorar o cuidado preventivo e fortalecer a comunicação com a população, especialmente com aqueles que enfrentam dificuldades de acesso ou continuidade no tratamento médico.
Compartilhe: