
Foto: Divulgação
Um dos principais pontos turísticos e marcos arquitetônicos de João Pessoa, o Hotel Tambaú se destaca pela beleza e engenhosidade da construção. Nos 440 anos da capital paraibana, a TV Tambaú preparou uma reportagem especial para relembrar a história do hotel, que marcou época na cidade.
A historiadora Loyvia Almeida relembra que o projeto gerou discussões antes mesmo do início da obra:
“Devido à expansão da cidade em direção ao mar, houve a necessidade da criação deste hotel. Na época, foi motivo de muito debate, principalmente por conta da arquitetura. A gente é muito acostumado com linhas retas, e quando vemos uma construção circular, isso já choca o nosso olhar. Outro fator foi a localização, pois aquela região é de preservação marinha.”
Com 18.573 m² e 173 apartamentos, o Hotel Tambaú se tornou símbolo de luxo e sofisticação. O ex-secretário de turismo Saulo Barreto relembra a inauguração:
“Receber um convite para uma festa no Hotel Tambaú era o maior prestígio do mundo. Lembro da inauguração, que foi uma festa para mil convidados, praticamente toda João Pessoa e o Nordeste estavam lá. Os maiores ícones do turismo nacional estiveram presentes. Foi uma festa deslumbrante, seguida de vários grandes eventos.”
O ex-gerente Linton Barros também destacou as personalidades ilustres que frequentaram o hotel:
“Vamos falar de Ariano Suassuna, Celso Furtado… Só para citar duas personalidades que marcaram muito minha vida no hotel. Eram pessoas com quem eu podia sentar, tomar um café e ouvir histórias sobre a Paraíba. Gente profundamente conectada com o mundo, a nossa cultura e a economia do nosso estado.”
Com sua arquitetura singular e importância histórica, o Hotel Tambaú permanece como um dos cartões-postais mais emblemáticos da capital paraibana.
Compartilhe: