Foto: Divulgação
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) acionou a Polícia Federal após identificar indícios de vazamento que levaram ao cancelamento de três questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. A decisão foi tomada após relatos de antecipação de perguntas semelhantes às aplicadas na prova.
Em comunicado oficial, o Inep reafirmou o compromisso com a “isonomia, lisura e validade das provas” desta edição. A anulação foi determinada pela comissão assessora responsável pela elaboração do exame, que avaliou o caso com base nas informações sobre o processo de montagem das questões.
“Ao identificar relatos de antecipação de questões similares às do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, a equipe técnica que faz parte da comissão assessora responsável pela montagem das provas analisou as circunstâncias e decidiu, com base em informações sobre a montagem do teste, pela anulação de três itens aplicados na prova”, destacou o instituto.
A Polícia Federal já foi acionada para investigar a origem e a autoria da divulgação, com o objetivo de responsabilizar possíveis envolvidos em violação de sigilo ou má-fé na disseminação dos conteúdos. O Inep ressaltou ainda que utiliza diversas estratégias para calibrar os itens do Banco Nacional de Itens (BNI) e que todos os processos ligados ao exame seguem “rigorosos protocolos de segurança”.
Compartilhe:
