
Foto: Divulgação
O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller Júnior, determinou o bloqueio de novos descontos referentes a empréstimos consignados para aposentados e pensionistas de todo o país. A medida afeta todos os segurados, independente da data em que o benefício foi concedido.
A decisão segue determinação do Tribunal de Contas da União (TCU), que na quarta-feira (7) manteve a suspensão dos descontos relacionados a associações em aposentadorias e pensões, negando todos os recursos apresentados pelo INSS e por entidades envolvidas.
Segundo dados da auditoria do TCU, só em 2023 foram registradas mais de 35 mil reclamações sobre empréstimos consignados feitos sem autorização dos beneficiários, revelando um esquema de fraudes generalizadas.
A suspensão visa proteger os segurados enquanto as investigações continuam, especialmente após denúncias que apontam associações e instituições financeiras envolvidas em irregularidades.
O despacho do presidente do INSS afirma:
“Determino o bloqueio dos benefícios para averbação de novos descontos de empréstimo consignado, para todos os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social, independente da data de concessão do benefício.”
Compartilhe: