
Foto: Divulgação
De 14 a 24 de julho de 2025, será realizado em Nova York, nos Estados Unidos, o Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável, promovido pelo Conselho Econômico e Social (Ecosoc) das Nações Unidas (ONU). O evento terá como tema: “Promovendo soluções sustentáveis, inclusivas e baseadas em ciência e evidências para a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, para não deixar ninguém para trás”. Nesta edição, serão revisados os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3, 5, 8, 14 e 17.
A Legião da Boa Vontade (LBV), organização da sociedade civil com status consultivo geral no Ecosoc/ONU desde 1999, participará do encontro apresentando recomendações baseadas em suas boas práticas socioeducacionais, alinhadas à Agenda 2030. As contribuições da entidade estarão centradas principalmente nos ODS 8 — Trabalho Decente e Crescimento Econômico, e ODS 17 — Parcerias para a Implementação dos Objetivos.
Entre as ações destacadas pela instituição estão:
- Programas de Capacitação e Inclusão Produtiva, com cursos gratuitos voltados a jovens e adultos em situação de vulnerabilidade, especialmente mulheres, mães solo e desempregadas;
- Aprendiz da Boa Vontade (Socioaprendizagem), voltado à formação teórica e prática profissional de jovens entre 14 e 24 anos, em parceria com empresas;
- Escola Técnica Boa Vontade, que oferece curso gratuito de Rádio e Televisão com foco na qualificação profissional.
A LBV também enfatiza o incentivo ao acesso ao ensino superior, por meio de iniciativas como o Instituto de Educação José de Paiva Netto, em São Paulo (SP), e o programa Eletrosolidário, realizado em parceria com a Indústria Fox, que promove o descarte ambientalmente correto de eletrodomésticos e eletroeletrônicos, revertendo os recursos para projetos sociais — uma ação integrada à economia circular e à sustentabilidade.
A entidade, que completa 75 anos de atuação em 2025, atua nas áreas de educação, assistência social, comunicação e ações humanitárias, com forte engajamento voluntário e em parcerias institucionais.
O documento enviado ao fórum também traz uma reflexão do presidente da LBV, o educador José de Paiva Netto, em que destaca a necessidade de uma consciência coletiva voltada ao desenvolvimento solidário e sustentável:
“Se desejamos ver o progresso partilhado com todos, acreditamos e temos proposto que o desenvolvimento solidário deva, antes de tudo, iluminar as atitudes dos habitantes da Terra. (…) Tal mentalidade fomenta ações conjuntas entre os países que visem ao socorro dos povos urgentemente necessitados de alguém que lhes estenda as mãos, ainda mais as crianças e os mais jovens, futuros construtores de tempos melhores.”
A íntegra do documento com as recomendações da LBV está disponível no portal boavontade.com.
Compartilhe: