(Foto: Ohad Zwigenberg / POOL / AFP)
O governo de Israel confirmou que o cessar-fogo com o Hamas entrará em vigor nesta sexta-feira (10), 24 horas após a assinatura do rascunho final do acordo no Egito. A informação foi divulgada pela porta-voz do governo israelense, Shosh Bedrosian, durante coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (9).
De acordo com Bedrosian, o gabinete israelense se reunirá às 15h (12h no horário de Brasília) desta sexta-feira para votar a ratificação do acordo, que inclui a libertação de reféns israelenses e a troca por prisioneiros palestinos. Após a aprovação, começará a contagem de 72 horas para o início das trocas.
O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu celebrou o avanço nas negociações e demonstrou confiança na aprovação do plano.
“Com a ajuda de Deus, traremos todos para casa. Um grande dia para Israel”, declarou.
O cessar-fogo foi inicialmente anunciado na quarta-feira (8) pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que atuou como mediador nas tratativas. Segundo o líder americano, países da região participarão do processo de reconstrução da Faixa de Gaza, com o objetivo de transformar o território em “um lugar mais seguro e próspero”.
Conforme o governo israelense, após a troca de reféns e prisioneiros, Israel iniciará a retirada parcial de suas tropas de Gaza, mantendo, no entanto, o controle sobre 53% do território.
Enquanto isso, hospitais israelenses já se preparam para receber os reféns libertados. Equipes médicas estão de prontidão no Centro Médico Universitário Soroka, em Beersheba, e no Centro Médico Barzilai, em Ashkelon — as duas unidades mais próximas da Faixa de Gaza.
Compartilhe:
