
(Foto: Reprodução/ Gov.br)
Na véspera do Dia do Trabalhador, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou um pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão, nesta quarta-feira (30), reafirmando o compromisso do governo com melhorias nas condições de trabalho e valorização dos direitos dos trabalhadores brasileiros.
Revisão da jornada e escala 6×1
Lula anunciou que o governo federal irá aprofundar o debate sobre a redução da jornada de trabalho, com foco na modificação da escala 6×1 (seis dias de trabalho e um de descanso).
“Está na hora de o Brasil dar esse passo, ouvindo todos os setores da sociedade para permitir um equilíbrio entre a vida profissional e o bem-estar de trabalhadores e trabalhadoras”, afirmou o presidente.
Geração de empregos e crescimento
O presidente destacou ainda que, em dois anos e quatro meses de governo, foram gerados 3,8 milhões de empregos formais. Segundo ele, o Brasil saiu de um dos piores índices de desemprego da história para alcançar seu melhor nível de ocupação já registrado.
Isenção do IR para salários até R$ 5 mil
Lula também lembrou o envio ao Congresso Nacional de um projeto de lei que propõe a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil.
“Quem ganha menos não paga, e quem ganha muito paga um valor justo”, pontuou.
Combate a fraudes contra aposentados
O presidente citou a atuação da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Polícia Federal, que desarticularam um esquema de cobrança indevida contra aposentados e pensionistas, praticado por associações desde 2019. Lula determinou que essas entidades sejam processadas e ressarçam as vítimas.
Programas de apoio ao trabalhador
Lula ainda destacou iniciativas como o Desenrola Brasil, o Crédito do Trabalhador (para empréstimos consignados) e o Programa Acredita, que fortalece o crédito para MEIs e microempresas.
Igualdade salarial e incentivo ao empreendedorismo feminino
O presidente celebrou a sanção da Lei da Igualdade Salarial, que assegura o mesmo salário para homens e mulheres que exercem a mesma função, além do incentivo a programas de apoio técnico e financeiro às mulheres empreendedoras.
“Estamos construindo um Brasil mais justo, onde o humanismo e o desenvolvimento caminhem juntos”, concluiu Lula.
Compartilhe: