
Reprodução/X/@prabowo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu, na manhã desta quarta-feira (9), o presidente da Indonésia, Prabowo Subianto, em cerimônia oficial no Palácio do Planalto, em Brasília. Esta é a primeira reunião bilateral entre os dois chefes de Estado e ocorre semanas após a morte da brasileira Juliana Marins, que caiu em uma trilha do vulcão Rinjani, no país asiático.
Segundo a agenda oficial, o encontro teve início às 10h, com uma reunião fechada, seguida por uma declaração conjunta à imprensa. Um almoço no Palácio do Itamaraty também foi oferecido ao presidente indonésio.
O governo brasileiro informou que o encontro reforça o interesse mútuo em estreitar os laços diplomáticos e comerciais entre os dois países, parceiros estratégicos desde 2008. Entre os temas em pauta estiveram a segurança alimentar, bioenergia, defesa, educação, além de questões globais como proteção das florestas, crise climática e a reforma da governança internacional.
A secretária de Ásia e Pacífico do Itamaraty, embaixadora Susan Kleebank, destacou que o Brasil busca avanços em acesso ao mercado indonésio, especialmente para produtos como carne bovina, frango e aeronaves.
Relembre o caso Juliana Marins
A visita de Prabowo ocorre em meio à comoção pela morte da publicitária Juliana Marins, de 34 anos, que caiu em uma cratera no vulcão Rinjani, na Indonésia, no dia 21 de junho. O resgate só chegou até ela quatro dias depois, quando já estava sem vida. O caso gerou críticas à resposta das autoridades locais e mobilizou o governo brasileiro.
O corpo da brasileira retornou ao Brasil em 1º de julho, com o transporte custeado pela Prefeitura de Niterói, sua cidade natal. Em homenagem, uma trilha e um mirante da cidade foram rebatizados com seu nome.
Compartilhe: