
(Foto: Divulgação)
Na primeira noite do Maior São João do Mundo, realizada nesta sexta-feira (30), a Gerência de Vigilância Sanitária (Gevisa) da Prefeitura de Campina Grande apreendeu aproximadamente 100 cigarros eletrônicos em um ponto de venda localizado nas imediações do Parque do Povo.
A ação faz parte de uma operação de fiscalização intensificada durante os festejos juninos, com o objetivo de combater a comercialização ilegal desses dispositivos, também conhecidos como vapes ou pendrives. A apreensão ocorreu em cumprimento à resolução da Anvisa, que proíbe a produção, comercialização, importação, armazenamento, uso e propaganda dos cigarros eletrônicos em todo o território nacional.
De acordo com a Gevisa, a operação busca não apenas reprimir a venda, mas também alertar sobre os riscos à saúde associados ao uso desses dispositivos e conscientizar comerciantes e consumidores sobre as penalidades legais. O uso pessoal dos vapes também é proibido no Brasil.
A iniciativa ocorre em paralelo à campanha “Quem promove o fumo não quer o seu bem”, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde, em alusão ao Dia Mundial Sem Tabaco, comemorado neste sábado (31). As ações educativas e de fiscalização seguirão durante todo o período dos festejos juninos.
Compartilhe: