Foto: PF/Divulgação
A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (10), uma operação contra uma organização criminosa responsável por aliciar e traficar mulheres brasileiras para exploração sexual na Europa. A ação resultou na prisão de quatro pessoas no Brasil e no cumprimento de oito mandados de busca e apreensão na cidade de São Paulo e nos municípios de Ubatuba, Jundiaí, São Pedro e Rio das Ostras.
Paralelamente, com apoio da Interpol, duas prisões foram efetuadas na cidade de Álava, na Espanha, em continuidade às investigações.
Esquema internacional de exploração
Segundo a Polícia Federal, o grupo criminoso atuava atraindo mulheres em território brasileiro, providenciando toda a logística para que elas viajassem ao exterior. Já em solo espanhol, as vítimas eram submetidas a ameaças, coerção e condições degradantes, sendo exploradas sexualmente.
A PF estima que a quadrilha tenha movimentado mais de R$ 40 milhões com o esquema de tráfico humano, utilizando mecanismos sofisticados de aliciamento, transporte e controle das vítimas.
Cooperação internacional
A investigação contou com cooperação direta da Polícia Nacional da Espanha e do Centro Especializado de Combate ao Tráfico de Pessoas e ao Contrabando de Migrantes da Ameripol, reforçando o caráter transnacional da operação.
As apurações continuam para identificar novos envolvidos, mapear fluxos financeiros e ampliar o alcance do combate ao tráfico internacional de pessoas.
Compartilhe:
