(Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)
Com a chegada das prévias carnavalescas na Grande João Pessoa, pilotos de drones que pretendem registrar imagens dos eventos precisam solicitar autorização para operar durante as festas. O prazo para cadastro segue até esta quarta-feira (4), às 17h.
Durante o período do Folia de Rua, dos blocos da Via Folia e de outros grandes eventos carnavalescos, o espaço aéreo dessas áreas passa a ser considerado zona restrita para voos, em razão da grande concentração de público.
A medida tem como objetivo organizar o tráfego aéreo, evitar acidentes e garantir a segurança, inclusive para operações de aeronaves utilizadas por forças de segurança e equipes de resgate.
Como solicitar autorização para voo com drone
Os pilotos de aeronaves remotamente pilotadas (RPAs) devem cumprir dois procedimentos obrigatórios:
- Solicitar autorização no Sistema de Solicitação de Acesso ao Espaço Aéreo Brasileiro por Aeronaves Não Tripuladas (SARPAS);
- Preencher o formulário de cadastro da segurança pública estadual, informando dados pessoais e da aeronave.
O envio das informações deve ser feito até as 17h desta quarta-feira (4). Os dados cadastrados são encaminhados aos órgãos responsáveis pelo controle do espaço aéreo.
Uso irregular pode gerar apreensão do equipamento
De acordo com as autoridades, pilotos flagrados operando drones sem autorização podem responder legalmente e ter o equipamento apreendido.
A orientação é que os operadores cumpram todas as regras para garantir voos seguros durante os eventos, protegendo foliões, turistas e profissionais envolvidos nas festividades carnavalescas.
Compartilhe:
