Foto: Divulgação
A Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF), realizou nesta quinta-feira (30) a Operação Safira, em parceria com auditores da Receita Federal do Brasil (RFB) e técnicos da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A ação, realizada no Centro de Campina Grande, teve como objetivo combater o comércio de produtos eletrônicos falsificados, contrabandeados e sem homologação da Anatel.
Durante a operação, duas lojas foram fiscalizadas e as equipes apreenderam mais de duas toneladas de produtos eletrônicos, avaliados em mais de R$ 2 milhões. Escritórios de advocacia que representam as marcas afetadas também participaram da ação e farão a análise técnica dos itens apreendidos.
Três pessoas foram conduzidas à Delegacia de Defraudações e Falsificações para prestar esclarecimentos, e um procedimento investigativo foi instaurado.
O nome da operação, “Safira”, faz referência à cor azul, em alusão à tecnologia Bluetooth, presente na maioria dos aparelhos eletrônicos modernos e que, para serem comercializados legalmente no Brasil, devem possuir homologação da Anatel.
De acordo com as instituições envolvidas, a operação visa proteger os interesses nacionais, a indústria brasileira e a segurança dos consumidores. Produtos piratas e não homologados podem oferecer riscos elétricos e de segurança, além de gerar concorrência desleal com empresas que atuam dentro da legalidade.
Segundo o Fórum Nacional contra a Pirataria e a Ilegalidade (FNCP), os prejuízos econômicos causados pelo mercado ilegal chegaram a R$ 468 bilhões em 2024, demonstrando a amplitude do impacto da pirataria no país.
Compartilhe:
