Fotos: Renata Medeiros e Stanley Talião
Durante a abertura da 14ª Jornada de Formação de Educadores Municipais (Jofem), realizada nesta quinta-feira (29), no Teatro A Pedra do Reino, no Centro de Convenções, o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, anunciou um reajuste salarial de 8% para os professores da rede municipal de ensino. O percentual é superior ao índice de 5,4% recomendado pelo Governo Federal.
Segundo o prefeito, o aumento foi definido após estudos técnicos e financeiros, considerando os recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação). O reajuste será pago a partir do mês de fevereiro, com retroativo referente a janeiro.
“Realizamos os cálculos necessários, considerando os recursos do Fundeb, e, com essa medida, reconhecemos a importância desses profissionais. Diante da viabilidade financeira, concedemos um reajuste acima da média nacional, consolidando-o como um dos maiores aumentos salariais do País”, afirmou Cícero Lucena, destacando que a medida posiciona João Pessoa entre as cidades com os maiores salários da educação no Brasil.
Sobre a Jofem, que reúne gestores, professores e especialistas de todas as unidades de ensino da Capital, o prefeito ressaltou a importância da formação continuada às vésperas do início do ano letivo. “A disseminação de novas ideias e modelos de gestão, buscando a inovação constante. O objetivo é transformar a educação em um instrumento efetivo de desenvolvimento pessoal e social”, concluiu.
A Jofem segue até esta sexta-feira (30) com palestras, mesas de debate e atividades formativas, contando com especialistas de instituições como a Universidade Estadual Paulista (Unesp), o Ministério da Educação e a Universidade Federal do Piauí.
O vice-prefeito Leo Bezerra também participou da abertura do evento e destacou os avanços da gestão municipal na área educacional. “A reforma de creches, a reforma de escolas, a modernização, a criação de salas Google, salas de atividades e diversos outros avanços. Não apenas na infraestrutura, mas também no desenvolvimento profissional dos nossos professores. Reafirmo aqui o compromisso de aprimorar ainda mais o trabalho realizado”, afirmou.
A secretária executiva municipal de Educação e Cultura, Luciana Dias, destacou que o tema da Jofem 2026 — fortalecimento da escola pública municipal com práticas transformadoras na perspectiva da inclusão e equidade — reflete uma política educacional voltada para tornar as salas de aula mais inclusivas e acolhedoras.
“A Jofem desempenha um papel fundamental ao promover reflexões e assegurar a atualização das práticas pedagógicas, visando um ano letivo produtivo. O processo educacional exige aprendizado contínuo e trabalho colaborativo, pois o conhecimento é dinâmico e constante”, ressaltou a secretária.
Ainda durante o evento, o prefeito Cícero Lucena entregou certificados de reconhecimento e premiação aos professores destaques do Ensino Fundamental I, do 1º ao 5º ano, contemplando os três primeiros colocados de cada série.
Uma das homenageadas, a professora Maria Sueli, da Escola Lúcia Geovana, no bairro Colinas do Sul, celebrou o reconhecimento e o reajuste salarial anunciado. “Esse reconhecimento nos deixa felizes, traz uma sensação de gratidão e mérito. Valeu a pena o esforço e isso nos motiva ainda mais a continuar trabalhando por uma educação de qualidade e humana”, afirmou.
Compartilhe:
