Foto: Divulgação
A Prefeitura de João Pessoa entregou, nesta quinta-feira (19), 100 óculos inteligentes a estudantes com deficiência visual ou baixa visão da rede municipal. O prefeito Cícero Lucena participou da ação, que amplia a acessibilidade e garante mais autonomia no acesso aos conteúdos escolares.
Os equipamentos realizam leitura de textos em diferentes idiomas, identificam objetos e cores e reconhecem rostos. O funcionamento ocorre inclusive sem conexão com a internet. A tecnologia atenderá alunos de 16 escolas e três creches da Capital. As bibliotecas municipais também disponibilizarão os dispositivos para uso em atividades pedagógicas.
Tecnologia de apoio à inclusão
O modelo utilizado é o OrCam MyEye 2.0, desenvolvido pela empresa Mais Autonomia. O dispositivo já é utilizado em diversos países e municípios brasileiros. Ele faz a leitura de textos em áudio e fornece informações do ambiente em tempo real, facilitando a rotina e o aprendizado dos estudantes.
Além dos óculos inteligentes, a gestão municipal entregou outros recursos de apoio, como:
- Teclado expandido;
- Mouse de esfera;
- Lupa eletrônica;
- Scanner com voz;
- Máquina e impressora em braille;
- Notebooks;
- Linha braille.
Os equipamentos reforçam as salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e ampliam as ferramentas de inclusão nas unidades escolares da rede municipal.
Compartilhe:
