Foto: Kleide Teixeira
As câmeras instaladas por meio do projeto Smart City, em João Pessoa, não têm a função de aplicar multas de trânsito. A Prefeitura da Capital esclareceu que o sistema integra uma estratégia ampla de modernização urbana, com foco na segurança pública, na prevenção de ocorrências e no apoio à gestão da cidade, sem caráter punitivo aos condutores.
Implantadas em pontos estratégicos, as câmeras inteligentes funcionam 24 horas por dia e estão conectadas a uma central de monitoramento. O sistema permite o acompanhamento em tempo real de áreas como a Orla, o Centro Histórico, corredores viários e espaços públicos com grande circulação de pessoas.
De acordo com o secretário de Segurança Urbana e Cidadania de João Pessoa, João Almeida, o objetivo principal da tecnologia é proteger vidas e apoiar o trabalho das forças de segurança. “As câmeras da Smart City não são equipamentos de fiscalização eletrônica e não geram multas. Elas auxiliam no monitoramento da cidade, na prevenção de crimes e no acionamento rápido da Guarda Civil Metropolitana e de outros órgãos de segurança”, explicou.
O secretário destacou ainda que o sistema já apresenta resultados práticos. Segundo ele, as câmeras contribuíram para a identificação de suspeitos envolvidos em crimes graves, possibilitando o mapeamento de deslocamentos e a realização de prisões. “É um sistema de tecnologia efetivamente auxiliando a segurança pública”, afirmou.
Além do monitoramento preventivo, o sistema possibilita a identificação de situações suspeitas, o acompanhamento de ocorrências em andamento e o uso de recursos tecnológicos, como o reconhecimento facial, sempre dentro dos parâmetros legais, para auxiliar na localização de pessoas com mandados de prisão em aberto. As imagens também são utilizadas para apoiar a organização do trânsito, o controle de grandes eventos e a resposta rápida a emergências.
O presidente da Inovatec-JP, Edvaldo Vasconcelos, ressaltou que o projeto vai além da segurança. “A Smart City integra tecnologia, inovação e gestão inteligente. As câmeras fazem parte de um ecossistema que inclui iluminação pública inteligente, semáforos conectados e plataformas de análise de dados, com o objetivo de tornar João Pessoa mais eficiente, segura e preparada para o futuro”, destacou.
Atualmente, o projeto prevê a implantação de milhares de câmeras inteligentes em toda a cidade, consolidando João Pessoa como referência nacional em cidades inteligentes. A Prefeitura reforça que autuações de trânsito só podem ser realizadas por equipamentos específicos e devidamente regulamentados, o que não se aplica às câmeras do programa Smart City.
Com o uso responsável da tecnologia, a gestão municipal segue investindo em soluções voltadas à segurança, à transparência e à melhoria da qualidade de vida da população pessoense.
Compartilhe:
