
(Foto: Divulgação)
A primeira doação de coração do Sertão da Paraíba foi registrada nesta sexta-feira (5), no Hospital Regional de Patos. O órgão foi doado por uma paciente de 40 anos, vítima de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Além do coração, foram doados fígado, rins e córneas, beneficiando seis pacientes que estavam em lista de espera na Paraíba e em Pernambuco.
Até então, captações desse tipo aconteciam apenas em João Pessoa e Campina Grande. A realização em Patos só foi possível graças à criação da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) em 2024 e à aquisição de aeronaves pelo Governo do Estado, que garantiram a logística no transporte.
Esta foi a segunda captação no Sertão em 2025. A primeira ocorreu em abril, quando um doador de 24 anos possibilitou transplantes de fígado, rins e córneas. Com o caso de Patos, já são nove corações doados em 2025 na Paraíba.
O transporte contou com apoio do Corpo de Bombeiros e do Grupo de Resgate Aeromédico (Grame), que asseguraram a transferência rápida dos órgãos para os centros transplantadores.
A família da doadora autorizou o procedimento após a confirmação de morte encefálica, atendendo a um desejo manifestado em vida. A filha, Maria Vitória, destacou que a mãe sempre considerou a doação um ato de amor. O irmão, José Fernandes, acrescentou que a família sentiu alegria em saber que a vida da doadora se prolonga em outras pessoas.
Antes da cirurgia, a paciente foi homenageada com o “cortejo da vida”, em que profissionais de saúde formaram um corredor entre a UTI e o centro cirúrgico.
Em 2025, já foram registradas 28 doações de múltiplos órgãos e tecidos e 150 transplantes na Paraíba. Atualmente, 817 pessoas aguardam na fila por um órgão no estado.
Compartilhe: