
(Foto: Arquivo/Agência Brasil)
Os produtores rurais da Paraíba têm até o dia 31 de maio para realizar a atualização semestral obrigatória do cadastro dos rebanhos. O processo deve ser feito presencialmente nos escritórios da Defesa Agropecuária, vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap-PB).
Devem ser declaradas as criações de bovinos, suínos, equinos, caprinos, ovinos, búfalos, além de galinhas, peixes, camarões, abelhas e outras espécies. A exigência integra o esforço da Paraíba para manter o reconhecimento nacional como zona livre da febre aftosa sem vacinação.
Segundo o secretário da Sedap-PB, Joaquim Hugo, o objetivo é garantir segurança sanitária e permitir o trânsito de animais e derivados entre estados. O descumprimento da medida sujeita o produtor a inadimplência e multa.
Quem estava adimplente na campanha de vacinação de abril de 2024, mas não atualizou o cadastro em novembro de 2024, poderá regularizar sem multa até 31 de maio.
A atualização continua obrigatória duas vezes ao ano, em maio e novembro, mesmo após a suspensão da vacinação contra febre aftosa.
Mais informações: (83) 99332-6663 (Defesa Agropecuária).
Compartilhe: