
Imagem ilustrativa: Divulgação / Polícia Federal
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado na Paraíba (FICCO/PB) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (26), a Operação Themis, voltada à desarticulação de uma célula de facção criminosa com atuação no estado. O grupo é suspeito de envolvimento com tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, mesmo sob comando de um detento do sistema penitenciário paraibano.
As investigações tiveram início após a apreensão de um telefone celular dentro de uma unidade prisional, que revelou uma estrutura hierarquizada e com divisão clara de funções entre os membros da organização. Mesmo com seu líder encarcerado, a facção continuava a operar ativamente.
Com base nas evidências, a Justiça expediu sete mandados de prisão preventiva e 11 mandados de busca e apreensão, todos cumpridos por policiais federais, com o apoio das demais forças de segurança. As ações ocorreram nas cidades de Patos, no Sertão da Paraíba, e João Pessoa, incluindo endereços no sistema penitenciário.
Segundo a FICCO/PB, os objetivos da operação são interromper as atividades criminosas, descapitalizar a facção, recolher novas provas e impedir a comunicação entre os integrantes.
A operação contou com a participação de agentes da Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, da Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), da Secretaria da Segurança e Defesa Social da Paraíba e da Secretaria da Administração Penitenciária do Estado.
A FICCO/PB atua de forma integrada para o enfrentamento ao crime organizado no estado, especialmente em áreas estratégicas do Sertão paraibano, onde facções criminosas tentam consolidar rotas e estruturas de influência.
Compartilhe: