
(Foto: Reprodução)
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (data local) que fará uma ligação para o presidente da Rússia, Vladimir Putin, na próxima segunda-feira, às 10h (horário local; 11h no horário de Brasília). Segundo ele, o objetivo da conversa será negociar um cessar-fogo na guerra entre Rússia e Ucrânia.
“O tema da ligação será: acabar com o ‘banho de sangue’ que está matando, em média, mais de 5.000 soldados russos e ucranianos por semana, e com o comércio”, escreveu Trump em publicação na rede social Truth Social.
De acordo com o presidente norte-americano, após o contato com Putin, ele também pretende falar com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e com representantes da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
“Espero que seja um dia produtivo, que um cessar-fogo aconteça e esta guerra tão violenta, uma guerra que nunca deveria ter acontecido, termine. Que Deus abençoe a todos!”, publicou.
Trump tem defendido publicamente, desde antes de retornar à presidência, que seria capaz de encerrar rapidamente o conflito. A iniciativa agora ocorre em meio ao prolongamento da guerra, que já dura mais de dois anos, e ao debate internacional sobre os rumos da ofensiva russa e o apoio ocidental à Ucrânia.
Até o momento, não houve confirmação oficial do Kremlin nem do governo ucraniano sobre as possíveis conversas com o presidente dos Estados Unidos.
Compartilhe: