
(Foto: Reprodução)
O uso do celular durante a condução de veículos se consolidou como a terceira maior causa de infrações de trânsito na Paraíba, segundo dados divulgados pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB). A prática fica atrás apenas do excesso de velocidade e da ingestão de bebida alcoólica.
O levantamento também revela que a Paraíba ocupa atualmente a quinta posição no ranking nacional de violência no trânsito entre todos os estados brasileiros — um dado que reforça a gravidade do cenário no estado e aponta para a necessidade de intensificação nas campanhas de conscientização.
A gerente de Educação no Trânsito do Detran-PB, Ariana Nogueira, alertou sobre os riscos associados ao uso do celular ao volante. “As pessoas que estão no celular durante a direção passam quase 200 metros sem enxergar as vias por onde transitam”, destacou.
Ariana também informou que, entre os primeiros semestres de 2023 e 2024, o número de acidentes causados por distrações com o celular cresceu quase 50%. A estimativa do órgão é que essa proporção continue aumentando em 2025, caso não haja mudanças significativas no comportamento dos motoristas.
Para o Detran-PB, a estatística acende um sinal de alerta. O órgão reforça que o uso de dispositivos móveis ao volante não só configura infração gravíssima, como representa um risco direto à vida do condutor, passageiros e pedestres.
Compartilhe: