
Desde janeiro de 2025, 498 brasileiros foram deportados dos Estados Unidos. (Foto: FAB/Divulgação)
Neste sábado (15), mais 135 brasileiros repatriados dos Estados Unidos chegaram ao Brasil em um voo da Força Aérea Brasileira (FAB). O quarto voo do ano pousou inicialmente em Fortaleza, onde as algemas dos deportados foram retiradas, antes de seguir para o Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte.
A mudança na rota foi adotada para reduzir o tempo que os brasileiros passam algemados, após um incidente diplomático causado pelo tratamento degradante dado aos imigrantes. O episódio levou o governo brasileiro a exigir explicações das autoridades americanas, resultando em um pedido de desculpas do chefe da embaixada dos EUA, Gabriel Escobar.
Entre os deportados, José Maria Ferreira da Costa relatou as dificuldades enfrentadas durante a detenção nos EUA, incluindo maus-tratos e fome. “É uma situação muito desagradável para um pai ou uma mãe de família. Não desejo isso para ninguém”, afirmou.
Os deportados receberam assistência em Fortaleza, com alimentação, apoio logístico e orientação para regularizar documentos. Em Confins, uma equipe com assistentes sociais e psicólogos prestou suporte. Dois passageiros foram presos pela Polícia Federal na parada em Fortaleza devido a mandados de prisão em aberto no Brasil: um por homicídio e porte ilegal de arma, e outro por roubo e fuga da prisão.
Com este voo, o total de brasileiros repatriados dos EUA em 2025 chega a 498. O Brasil tem recebido deportados com frequência desde 2018, em um acordo com os EUA para agilizar o processo e reduzir o tempo de detenção por imigração ilegal.
Compartilhe: